top of page
  • contabilcapri

Capital de Giro: Saiba como calcular e controlar


Um bom controle do Capital de Giro da sua empresa é a chave para uma boa saúde financeira!


Capital de giro (ou ativo circulante) é o valor que a empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia — valor esse que é o resultado da diferença entre o dinheiro que você tem disponível e o dinheiro que você deve —, sejam elas fixas ou os gastos necessários para produção, comercialização ou prestação do serviço.


Dessa forma, ele diz respeito a uma reserva de recursos de rápida renovação, voltada a suprir as necessidades da gestão financeira do negócio ao longo do tempo.


Esses recursos concentram-se nas contas a receber, no estoque, no caixa ou na conta corrente bancária e influenciam no cálculo do ativo (como veremos melhor ali embaixo).


Há uma fórmula simples para calcular o capital de giro líquido (CGL): CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).


Como você pôde perceber, administrar o capital de giro do seu negócio significa avaliar o atual momento, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por tomadas de decisões em relação a compras, vendas e à administração do caixa.


Esteja sempre atento a esses fatores, pois uma administração ineficiente afeta drasticamente o fluxo de caixa da empresa.


Vamos conversar ?


(42) 3035 3521

(42) 3035 3522

(42) 3623 3521

(42) 9 9977 2975

www.capripr.com.br

capripr@capripr.com.br

1 visualização0 comentário
bottom of page